"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, februarie 23, 2006

"Um anti-Kafka"

"Quando recentemente o primeiro-ministro belga visitou os Estados Unidos, a imprensa económica noticiou que Guy Verhofstadt tinha levado 'Kafka' na sua bagagem. E mais, que o tinha exibido como um bom argumento de atracção para captar investimento de ponta para o seu país.
Para os menos familiarizados com os instrumentos de simplificação administrativa, esta notícia pode parecer, em si mesma, kafkiana! Mas não é o caso.
O teste Kafka, instituído na Bélgica em 2004, é apenas o nome astutamente conseguido da versão belga dos chamados 'regulatory impact assessement' (instrumentos de avaliação do impacto regulatório), que também são aplicados noutros países como o Canadá, a Holanda ou o Reino Unido.
Estes testes são uma espécie de questionário a que é submetida toda a legislação que possa trazer novos encargos administrativos para as empresas ou para os cidadãos. Encargos desta natureza são todas as formalidades e obrigações administrativas a que ficam vinculados cidadãos e empresas, em consequência do exercício de um direito, do cumprimento de uma obrigação ou do respeito por uma proibição. Trata-se de uma simplificação preventiva, feita ex-ante, que tem como objectivo a entrada no sistema da menor carga administrativa possível." Assim começa um muito interessante artigo de opinião de Maria Manuel Leitão Marques, Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Coordenadora da Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa (UCMA), publicado no Diário Económico e a ser lido na íntegra.

Niciun comentariu: