"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

marți, februarie 21, 2006

Importações de calçado: "Pequim quer resolver disputa com a UE segundo regras da OMC"

De acordo com o Diário Económico, "O Governo chinês instou hoje a União Europeia (UE) a utilizar as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) para resolver a actual disputa comercial sobre a importação de sapatos chineses para a Europa.
'Pensamos que os dois lados devem respeitar-se mutuamente e seguir o princípio da igualdade e resolver a questão de acordo com as regras da OMC', disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Liu Jianchao, em conferência de imprensa de rotina.
A partir do próximo mês de Abril, a UE vai aplicar tarifas de importação de até 20% sobre alguns tipos de sapatos manufacturados na China e no Vietname, para impedir qeu sejam comercializados no mercado europeu a um preço inferior ao de custo.
Liu disse ainda que as disputas comerciais são um resultado do aumento do comércio bilateral, e que podem ser resolvidas de forma amigável.
A Comissão Europeia (CE) iniciou a investigação 'anti-dumping' em Junho de 2005, após queixas de várias países da UE produtores de sapatos, liderados pela Itália. Desde o início das investigações, a CE acusou já de ‘dumping’ 130 fabricantes chineses, e o valor dos sapatos debaixo de investigação ascende aos 610 milhões de euros, (730 milhões de dólares norte-americanos) segundo dados da indústria do sector na China.
A UE importou no ano passado 95 milhões de pares de sapatos da China, no valor de 5 mil milhões de euros. A importação de sapatos de couro e tecido produzidos na China aumentou 700% nos primeiros quatro meses de 2005, quando foi abolido o sistema mundial de quotas de exportação, enquanto os preços de venda ao público registaram uma quebra de um terço, segundo dados da UE.
Segundo os dados oficiais chineses, o comércio entre a China e a UE foi em 2005 de 217,3 mil milhões de dólares norte-americanos, com as importações chinesas a aumentar 5% e as exportações 34%, ao longo do ano." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: