"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, februarie 09, 2006

"Proposta sobre a Mediação de Seguros será debatida amanhã no Parlamento" de Portugal

O Diario Economico noticia que "A proposta de Lei sobre Mediação de Seguros, que o Governo vai apresentar ao Parlamento na sexta-feira, substitui o actual angariador de seguros pelo pela figura do mediador de seguros.
Na ocasião, o Governo apresentará também ao Parlamento a proposta de Lei sobre Conglomerados Financeiros, que aprofunda as regras de supervisão sobre os grupos financeiras com actividades em vários sectores, segundo o Ministério das Finanças.
O documento sobre mediação põe termo à figura do angariador de seguros e consagra três novas categorias substancialmente diferentes - o mediador ligado, os agentes de seguros e o corrector de seguros, transpondo para o direito português a Directiva comunitário 2002/92/CE.
Assim, o Governo pretende definir regras mais transparentes para a actividade de mediação de seguros e simultaneamente contribuir para o acréscimo da concorrência e desenvolvimento das diferentes actividades económicas em Portugal.
No caso da proposta sobre Conglomerados Financeiros, que transpõe a directiva 2002/87/CE para o direito interno, o documento altera o tipo de supervisão, até agora sectorial, a que estão sujeitos os grupos financeiros com actividade em diversos sectores de actividade."
Este artigo pode ser lido em texto integral.

Niciun comentariu: