"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, februarie 20, 2006

Na Europa, "Proposta de directiva quer abolir cativação de acções antes das AG"

De acordo com a edição de hoje do Diário de Notícias, "A Comissão Europeia quer que as empresas cotadas nas bolsas da União Europeia deixem de impor a cativação de acções antes da realização das assembleias gerais (AG). Desta forma, pretende-se evitar que os accionistas deixem de votar nestas reuniões apenas 'porque [a cativação] os impede de vender as suas acções durante vários dias antes de qualquer assembleia geral', justifica a proposta de directiva sobre os direitos dos accionistas, aprovada em Janeiro por Bruxelas.
Em Portugal, o Código de Valores Mobiliários prevê o bloqueio de acções antes da assembleia geral. 'Estão obrigatoriamente sujeitos a bloqueio os valores mobiliários escriturais em relação aos quais tenham sido passados certificados para exercício de direitos a eles inerentes, durante o prazo de vigência indicado no certificado', refere a alínea A do artigo 72.º daquele diploma. O período de cativação dos títulos deve ser definido estatutariamente por cada cotada." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

Niciun comentariu: