"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

vineri, ianuarie 20, 2006

"A ética e a regulação"

"Quando hoje pretendemos conhecer a regulação de domínios tão importantes para a nossa vida quotidiana, como a segurança alimentar ou o funcionamento do sistema financeiro, seguramente que olhamos, em primeiro lugar, para o direito comunitário e nacional.
Contudo, rapidamente nos apercebemos da importância que, a par deles, têm os códigos de ética ou de conduta. Voluntária ou obrigatoriamente, eles condicionam o comportamento dos diferentes agentes envolvidos, criando novos direitos e obrigações."
Assim se inicia um muito interessante artigo de opinião de Maria Manuel Leitão Marques, Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Coordenadora da Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa (e distinta blogger no Causa Nossa), publicado na sua Coluna no Diário Económico, o qual pode, e deve..., ser lido na íntegra.

Niciun comentariu: