"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, ianuarie 23, 2006

"Comissário europeu culpa Brasil e Índia pelo bloqueio das negociações na OMC"

Como refere o jornal Público Última Hora, "O comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson, culpou hoje o Brasil e a Índia pelo bloqueio das negociações em curso na Organização Mundial do Comércio (OMC), mas admitiu maior abertura de Bruxelas no caso de os europeus conseguirem o acesso a alguns mercados agrícolas com valor comercial.
Esta foi a forma encontrada por Mandelson para responder às acusações de proteccionismo europeu à importação de produtos agrícolas, principalmente dos países em vias de desenvolvimento. 'A razão do bloqueio da ronda de negociações [da OMC] não se encontra em Bruxelas, mas sim naqueles países que não propõem tarifas na área industrial e nos serviços', sustentou o comissário europeu responsável pelo Comércio, num discurso em Berlim.
Peter Mandelson entende que a Europa está a fazer sacrifícios no dossier agrícola mas que tal oferta não proporcionou ainda o acesso a mercados em desenvolvimento, como é o caso do Brasil e da Índia, para a venda de produtos industriais de elevado valor, como automóveis e produtos químicos, produzidos por empresas europeias. 'Está fora de questão um novo passo [europeu] na agricultura sem a noção clara do resultado final das negociações e de um compromisso real de outros [países] para uma maior abertura dos seus mercados', adiantou ainda Mandelson." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: