"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

marți, ianuarie 24, 2006

Cai o índice de pirataria entre grandes empresas

SÃO PAULO, 23 de janeiro de 2006 - As ocorrências de pirataria de software em grandes companhias registraram queda em 2005. Essa tendência fica mais evidente quando analisados os números do balanço anual divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e a Business Software Alliance (BSA).
Embora o ano de 2005 tenha registrado o envio de 3.036 notificações extrajudiciais, superando as 2.063 emitidas em 2004, o total das arrecadações caiu para R$ 3 milhões em 2005, contra R$ 3,9 milhões contabilizados em 2004. "O uso de produtos piratas caiu muito em grandes empresas. As ações contra a pirataria estão chegando com mais força entre pequenas e médias", avalia o consultor jurídico da BSA, André Almeida.
A situação explica porque o setor industrial, que possui uma grande massa de empresas de menor porte, foi o recordista em ações judiciais por pirataria de software. "Hoje, de cada 100 computadores, 65 usavam software pirata. Em 2003 eram 61. É um número alto, mas que cairá rapidamente. O Brasil entrará em outro cenário quando essa média cair para menos de 50 máquinas", comenta Almeida, acrescentando que a média mundial da pirataria é de 40%.
Fonte: Investnews.

Niciun comentariu: