"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

sâmbătă, ianuarie 07, 2006

"Entre Janeiro e Novembro de 2005 passados mais de um milhão de cheques carecas" em Portugal

Como refere a edição de hoje do Correio da Manhã, "Os portugueses passaram mais de um milhão de cheques sem provisão entre Janeiro e Novembro deste ano, o que equivale a um valor superior a 1,9 mil milhões de euros.
De acordo com a edição desta sexta-feira do 'Semanário Económico', se a este valor for adicionado o montante dos cheques devolvidos sem ser liquidados, resulta numa falta de pagamentos de 2,7 mil milhões de euros.
Entre os cheques devolvidos durante o ano de 2005, mais de 214 mil representam valores entre 500 e 100 euros. O segundo maior número de cheques devolvidos representam valores entre os 2500 e os 5000 euros.Quanto a montante superiores a 5 milhões de euros foram devolvidos cinco cheques.Desde 29 de Setembro do ano passado os bancos cobrem os cheques até 150 euros quando não têm provisão, visando descongestionar o número de processos nos tribunais."

Niciun comentariu: