De acordo com um artigo assinado pelo jornalista Luís Reis Ribeiro no Diário Económico de hoje, "O sector privado tem duas realidades distintas quando se analisam os níveis de envolvimento na chamada sociedade da informação e do conhecimento.
Um inquérito conjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) feito a mais de duas mil empresas com dez ou mais funcionários, ontem divulgado, conclui que apenas 26% das sociedades recorreram ao comércio electrónico através da internet ou de outras redes electrónicas. Quanto mais pequenas são as empresas, maior o grau de exclusão face às trocas comerciais 'online'.
O registo de um 'site' de internet é outro dos pontos fracos: em média, apenas 37% das empresas declararam ter um domínio virtual.
Mas estes números contrastam bem com o nível de informatização existente. Mesmo pouco voltadas para o 'e-commerce', as empresas parecem não descurar nos investimentos em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Conforme sublinha o INE, 'em 2005, praticamente a totalidade destas empresas utilizou computador, 'e-mail' e internet'. De facto, num universo de 2.200 sociedades, 91% confirmam a utilização de computadores, 82% usam correio electrónico e 82% têm acesso à internet." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.
Um inquérito conjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) feito a mais de duas mil empresas com dez ou mais funcionários, ontem divulgado, conclui que apenas 26% das sociedades recorreram ao comércio electrónico através da internet ou de outras redes electrónicas. Quanto mais pequenas são as empresas, maior o grau de exclusão face às trocas comerciais 'online'.
O registo de um 'site' de internet é outro dos pontos fracos: em média, apenas 37% das empresas declararam ter um domínio virtual.
Mas estes números contrastam bem com o nível de informatização existente. Mesmo pouco voltadas para o 'e-commerce', as empresas parecem não descurar nos investimentos em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Conforme sublinha o INE, 'em 2005, praticamente a totalidade destas empresas utilizou computador, 'e-mail' e internet'. De facto, num universo de 2.200 sociedades, 91% confirmam a utilização de computadores, 82% usam correio electrónico e 82% têm acesso à internet." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu