"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, noiembrie 03, 2005

"Portugal é dos melhores a combinar comércio com desenvolvimento"

O Diário Económico informa que "De acordo com um relatório hoje divulgado, Portugal é um dos países que melhor combina os factores que determinam o comércio e o desenvolvimento humano, considera a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED).
O documento divulga uma nova ordenação de países concebida por esta agência da Organização das Nações Unidas (ONU), designado Índice de Comércio e Desenvolvimento (ICD).
O chefe do Departamento de Análise Comercial da CNUCED, Khalil Rahman, afirma que 'a intenção é ir além do lugar comum de que o comércio internacional deve promover o desenvolvimento e quantificar a forma como se relacionam em países situados em diferentes estádios de desenvolvimento'.
Portugal surge em 18.º lugar na ordenação, que considera 110 países e é liderada pela Dinamarca, seguida pelos EUA, Reino Unido, Suécia e Noruega. Este posicionamento positivo global confronta-se com o facto de Portugal ocupar uma das últimas posições quando a referência é a Zona Euro, surgindo à frente apenas de Espanha (19.º), Itália (20.º) e Grécia, que surge em 24.º lugar." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia está acessível em texto integral.

Niciun comentariu: