"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

vineri, noiembrie 04, 2005

"Portugal é o décimo quinto país que mais investe no exterior"

Como revela um artigo de Filipe Charters de Azevedo em um artigo publicado no Diário Económico "Portugal ocupa a 15ª posição no ‘ranking’ dos países que mais recursos ocupa em Investimento Directo Estrangeiro (IDE), isto tendo em conta a dimensão da economia. Os últimos dados do ‘World Investment Report’ da CNUCED – o organismo das Nações Unidas para o comércio internacional – revelam que o país está no pelotão da frente na exportação de capitais para investimento, à frente de países como a França, Estados Unidos e a Irlanda.
Para este resultado deverá ter contribuído o investimento de Portugal no Brasil, que nos últimos três anos representou 21,9% do total de investimento (embora a tendência seja claramente decrescente). Para João Ferreira do Amaral, professor universitário, 'todos os países pequenos começam a investir lá fora, em parte para responder a escassez do seu mercado interno'. Assim, o facto de Portugal apresentar um bom desempenho na exportação de capitais para investimento não causa estranheza para este especialista. De facto, os dados internacionais revelam que os países que mais investem são de pequena dimensão."
Este texto está acessível na íntegra.

Niciun comentariu: