"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

marți, noiembrie 01, 2005

Votação da lei da pequena empresa

O projeto de lei complementar (PLP 210/04, do Poder Executivo) que trata da pré-empresa, sobre a regularização de empresas informais, deve ser votado pelo Plenário até o mês de novembro. A previsão foi feita pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo, durante encontro com o presidente da comissão especial que analisa a proposta, deputado Carlos Melles (MG); o relator da matéria, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR); e o deputado Walter Barelli (PSDB-SP), integrante da comissão especial.
Entre os benefícios que a nova lei poderá trazer às pequenas empresas, Melles destacou a redução de impostos. Serão contemplados os pequenos agricultores, prestadores de serviços e profissionais liberais. É uma reforma trabalhista, previdenciária e tributária ao mesmo tempo", afirmou. A proposta também permite que as pequenas e micro empresas participem de licitações públicas, além da formação de cooperativas e associações, o que não é permitido pela legislação atual.
Outro ponto destacado pelo relator é o estabelecimento de regras para a recuperação de empresas, além do estímulo à renovação tecnológica.
O projeto reduz o prazo para a abertura e fechamento de empresas no País. Segundo Melles, atualmente o processo demora até 150 dias. Com a aprovação do texto, o prazo pode ser reduzido para uma semana.
A comissão analisa um pacote de sete projetos relacionados às micro e pequenas empresas e ao mercado informal. Entre eles, destacam-se o projeto de lei complementar da pré-empresa e o PLP 123/04, do deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), que institui o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
O PLP 210/04, na avaliação do deputado Luiz Carlos Hauly, vai beneficiar nove milhões e meio de trabalhadores informais, como costureiras, doceiras, pedreiros e carpinteiros. Ele lembrou que hoje mais da metade dos trabalhadores brasileiros está na informalidade. Segundo o deputado, as inovações instituídas pelas leis analisadas pela comissão vão atender a 99% das empresas brasileiras, já que apenas 1% das empresas são consideradas grandes.
Hauly lembrou ainda que as pequenas e micro empresas são responsáveis por 60% dos empregos formais e 20% do Produto Interno Bruto (PIB). O deputado afirmou também que as novas leis somarão benefícios às iniciativas já tomadas, como o Simples e o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

Niciun comentariu: