"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, martie 20, 2006

"Precisa-se comunicação mais responsável"

Nos termos de um artigo da jornalista Marta Diniz de Araújo, publicado no Diário Económico de hoje, "Toda a comunicação deve ser responsável. Contudo, esta exigência adquire contornos especiais quando se dirige aos mais pequenos. O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, bem como o aumento crescente da convergência dos media só vêm reforçar esta necessidade. Manuela Botelho, representante da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), explica que a auto-regulação é o caminho certo, até porque 'está provado que esta é mais restritiva que a própria lei e, simultaneamente, mais dinâmica e flexível'. A Associação defende que os menores não devem ser privados da publicidade, mas sim educados, informados e sensibilizados para esta matéria. Por esta razão, a APAN está a desenvolver um projecto de média literacia que prevê lançar ainda este ano, dirigido às crianças dos seis aos 13 anos. O projecto visa incentivar as organizações a desenvolverem acções de educação dirigidas aos mais pequenos e que lhes permitam entender os propósitos da publicidade e estabelecer os elementos de comparação entre mensagens publicitárias e não publicitárias, apresentando a publicidade de forma clara e transparente.
E por que este é o grupo que exige uma maior cautela nas mensagens publicitárias, pela sua maior credulidade e vulnerabilidade, a APAN lançou em Setembro passado o Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial para Menores, que alarga o âmbito do artigo 23º do Código da Publicidade a novos meios e suportes de comunicação com impacto neste grupo alvo, como sejam a Internet, o marketing nas escolas, os jogos de vídeo e outros." (As hiperligações foram acrescentadas)

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