Nos termos de um artigo da jornalista Marta Diniz de Araújo, publicado no Diário Económico de hoje, "Toda a comunicação deve ser responsável. Contudo, esta exigência adquire contornos especiais quando se dirige aos mais pequenos. O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, bem como o aumento crescente da convergência dos media só vêm reforçar esta necessidade. Manuela Botelho, representante da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), explica que a auto-regulação é o caminho certo, até porque 'está provado que esta é mais restritiva que a própria lei e, simultaneamente, mais dinâmica e flexível'. A Associação defende que os menores não devem ser privados da publicidade, mas sim educados, informados e sensibilizados para esta matéria. Por esta razão, a APAN está a desenvolver um projecto de média literacia que prevê lançar ainda este ano, dirigido às crianças dos seis aos 13 anos. O projecto visa incentivar as organizações a desenvolverem acções de educação dirigidas aos mais pequenos e que lhes permitam entender os propósitos da publicidade e estabelecer os elementos de comparação entre mensagens publicitárias e não publicitárias, apresentando a publicidade de forma clara e transparente.
E por que este é o grupo que exige uma maior cautela nas mensagens publicitárias, pela sua maior credulidade e vulnerabilidade, a APAN lançou em Setembro passado o Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial para Menores, que alarga o âmbito do artigo 23º do Código da Publicidade a novos meios e suportes de comunicação com impacto neste grupo alvo, como sejam a Internet, o marketing nas escolas, os jogos de vídeo e outros." (As hiperligações foram acrescentadas)
E por que este é o grupo que exige uma maior cautela nas mensagens publicitárias, pela sua maior credulidade e vulnerabilidade, a APAN lançou em Setembro passado o Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial para Menores, que alarga o âmbito do artigo 23º do Código da Publicidade a novos meios e suportes de comunicação com impacto neste grupo alvo, como sejam a Internet, o marketing nas escolas, os jogos de vídeo e outros." (As hiperligações foram acrescentadas)
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu