"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

duminică, martie 05, 2006

"Negócio sujo nos câmbios: Banco de Portugal mostra preocupação"

Nos termos de um artigo do jornalista Miguel Alexandre Ganhão, publicado no Correio da Manhã de hoje, "Um esquema de branqueamento e exportação ilegal de capitais está a ocorrer em Portugal, aproveitando uma lacuna da lei. O Banco de Portugal já recebeu inúmeras denúncias e está a reforçar a fiscalização.
O negócio ocorrerá, principalmente, através da comunidade brasileira, com a participação de agências de câmbio que anunciam a cobrança de 'taxas zero' para o envio de dinheiro para o Brasil. Essas referidas agências terão contactos com empresários do outro lado do Atlântico, e terão com eles diversos acordos que permitem a entrega do dinheiro enviado de Portugal, sem que existam quaisquer transferências efectivas de verbas.
[...]
A verdade é que, segundo o estabelecido no Decreto-Lei 3/2001 [(?!), rectius, Art.º 10.º do Decreto-Lei nº 295/2003, de 21 de Novembro], 'as agências de câmbios somente poderão exercer a actividade prevista (...) através de instituições de crédito com autorização plena para o exercício, em Portugal, do comércio de câmbios'. A maioria das agências que anunciam 'taxas zero' têm autorização do Banco de Portugal para exercer a sua actividade. A questão que se coloca é a de saber quais os contactos que possuem no Brasil e qual a supervisão a que se encontram sujeitas." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está disponível na íntegra.

Niciun comentariu: