"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

vineri, martie 10, 2006

"Jacques Delors propõe Conselho Económico na ONU para manter a paz mundial"

Segundo o Diário Económico, "O antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors defendeu hoje a criação na ONU de um Conselho de Segurança Económica que contribua para 'a regulação' da economia global e a paz mundial. 'O Conselho serviria para ajudar a discernir os conflitos que ameaçam o funcionamento da economia mundial, contribuindo para a sua resolução e a manutenção da paz mundial", afirmou Jacques Delors na abertura da Semana Social da Igreja Católica, em Braga.
O ex-primeiro-ministro português e actual Alto Comissário para os Refugiados, António Guterres, o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, o jurista Marcelo Rebelo de Sousa, o economista António Borges e o cardeal Renato Martino, coordenador do catecismo social da Igreja, participaram também no evento.
Jacques Delors lamentou que haja, no domínio internacional, 'um grande desfasamento' entre as linhas traçadas nas reuniões e a aplicação das decisões tomadas, afirmando que 'o social não prejudica a economia'. 'É preciso que haja equilíbrio entre o factor económico e o desenvolvimento social da humanidade. É preciso que nos apertemos à mesa para que toda a gente possa comer', disse.
Jacques Delors sustentou também que 'não se pode pregar, ao domingo, que é preciso combater a pobreza e, à semana, distribuir panfletos contra a concorrência da economia dos países subdesenvolvidos'. O ex-presidente da Comissão Europeia sublinhou ainda que 'o óptimo é inimigo do bom e que o segredo do desenvolvimento está no equilíbrio entre o factor social e o económico'.
A anteceder a intervenção de Delors, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, afirmou que 'o trabalho é a chave para resolver muito problemas sociais'. 'O trabalho faz o Homem ser mais Homem', disse."

Niciun comentariu: