"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, aprilie 20, 2006

Em Portugal, "Inovação, marcas e 'design' podem ser pesquisados 'online'"

Como recorda o Diário de Notícias de hoje, "Inovar é difícil. Mas pelo menos já é mais fácil e rápido saber quando se está perante uma inovação. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) encontrou uma solução simples, rápida e gratuita para todos aqueles que queiram saber se uma marca, patente ou design são originais. Desde o início do mês, o site do INPI possibilita a pesquisa de todos os dados de propriedade industrial, tornando o caminho da inovação mais fácil para Portugal.
No site estão disponíveis 780 mil invenções, marcas e desenhos, mais 1,34 milhões de actos requeridos. Uma tarefa que antes tinha custos e que obrigava a uma deslocação ao INPI. Apesar de a pesquisa abranger apenas o que existe no mercado português, independentemente da sua origem, os dados recolhidos têm um histórico de 15 anos.
A base de dados online foi mais uma medida anunciada no programa Simplex e que vem cumprir os objectivos do Plano Tecnológico."
Este artigo está acessível em texto integral.

Niciun comentariu: