"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, august 28, 2006

"Tratado de Comércio entre Seul e a EFTA entra em vigor em Setembro"

O Diário Económico noticia que "O Governo sul-coreano anunciou hoje que o Tratado de Livre Comércio (TLC) entre a Coreia do Sul e os quatro países da EFTA entrará em vigor no dia 1 de Setembro.
O tratado com a Noruega, a Suíça, a Islândia e o Liechtenstein é o terceiro que a Coreia do Sul põe em andamento, após os assinados com Chile e Singapura, e é o primeiro efectuada com uma associação económica.
O tratado de livre comércio com a EFTA indicará a eliminação das tarifas de todas as exportações sul-coreanas de produtos industriais e marítimos a esse grupo de países.
Segundo o Ministério de Assuntos Exteriores da Coreia do Sul, o país espera ampliar as suas exportações de produtos eletrónicos, automobilísticos e têxteis.
Por sua parte, 99,1% dos produtos industriais e marítimos do grupo de países europeus à Coreia do Sul estará livre de impostos e alguns bens específicos ficarão livres de taxas em um período máximo de sete a dez anos, dependendo do produto.
Seul acredita que o acordo com a EFTA poderá gerar um excedente comercial de 2,5 milhões de dólares anuais, de acordo com um estudo do Instituto Internacional de Política Económica da Coreia do Sul, citada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano.
Um porta-voz do departamento dos Negócios Estrangeiros indicou que a entrada em vigor do tratado aponta para o estabelecimento de uma ponte de entrada no mercado europeu." (A hiperligação foi acrescentada)

Niciun comentariu: