"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

vineri, august 04, 2006

"Acordo na Ronda de Doha continua a ser prioridade da UE"

De acordo com o Diário Económico, "Conseguir um acordo para fechar o ciclo da Ronda de Doha sobre a liberalização do comércio mundial continua sendo a prioridade da política comercial da União Europeia, que no entanto estuda a conclusão de acordos regionais devido ao atraso nas negociações multilaterais.
Segundo um artigo publicado no jornal 'Le Figaro' do comissário europeu do comércio, Peter Mandelson, 'Doha continua no centro das prioridades da política comercial europeia'. 'A Europa deverá estudar a possibilidade de concluir acordos comerciais regionais. Mas essas iniciativas não podem substituir Doha e o sistema multilateral. São complementares', argumentou Mandelson.
A UE mantém a proposta de reduzir os subsídios e as tarifas alfandegárias para produtos agrícolas, que tinha apresentado nos últimos meses de negociação. 'Teremos que demonstrar com toda a convicção' os benefícios da abertura dos mercados, disse o comissário.
O dirigente europeu afirmou que 'Organização Mundial do Comércio continua sendo o principal instrumento para garantir os interesses da Europa e do desenvolvimento do sistema comercial mundial'. No entanto, admitiu que a retomada das negociações 'não será fácil no plano político e parece improvável num futuro muito próximo, mas é obrigatória'.
Mandelson considerou a suspensão das negociações por um período indeterminado um grande empecilho para o comércio mundial. Ele opinou que já haviam sido alcançados 'progressos consideráveis', e alertou para o risco de perder o objectivo do ciclo de Doha: 'a consolidação de um programa de reformas fundamentais nos subsídios agrícolas nos países ricos'." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: