De acordo com a edição de hoje do Diário Económico, "A próxima reunião entre representantes da União Europeia e do Mercosul, que começa quinta-feira em Bruxelas, pode dar um impulso para relançar as negociações entre os dois blocos, disse hoje o novo chefe da delegação da Comissão Europeia no Brasil.' Os ministros podem definir um novo 'road map' para as negociações, reexaminar as ofertas e ver onde se pode progredir', afirmou o embaixador português João Pacheco. Segundo o representante europeu, há a intenção 'de relançar as relações a sério' entre os dois blocos, paralisadas desde Outubro do ano passado.
A cimeira de Viena, entre os líderes da UE e da América Latina e Caribe, marcada para Maio de 2006, seria, em sua opinião, uma 'excelente ocasião' para a assinatura de um acordo de livre comércio entre os europeus e os integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). 'Mas não há a intenção de fixar datas sem antes criar uma dinâmica nas negociações', ressaltou.
O embaixador admitiu que a reunião de Hong Kong, em Dezembro, será um marco importante na ronda de Doha e 'servirá, qualquer que seja o resultado, para clarificar a situação, facilitando as negociações entre o Mercosul e a União União Europeia'.
Este texto está disponível na íntegra.
Este texto está disponível na íntegra.
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu