"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, septembrie 08, 2005

"Bancos obrigados a convocar milhões de clientes em Outubro"

Na edição de hoje do Diário Económico, a jornalista Maria João Gago adianta que "A partir de Outubro, os bancos portugueses vão ser obrigados a actualizar milhões de fichas de clientes, por forma a cumprirem as novas regras [Aviso n.º 11/2005] sobre a abertura de contas definidas pelo Banco de Portugal, resultantes das exigências de combate ao branqueamento de capitais.
Os bancos garantem que vão cumprir os novos requisitos, mas o DE sabe que tem sido discutida a possibilidade de ser solicitado um adiamento da data de entrada em vigor das novas normas.
Novas exigências:
  • Referência de profissão e entidade patronal do cliente na ficha de conta;
  • Identificação de posições iguais ou superiores a 25% do capital em contas de pessoas colectivas;
  • Obrigação de conservar documentos de abertura e actualização de contas por cinco anos;
  • Identificação do empregado que procedeu à abertura ou actualização das contas."

Niciun comentariu: