O Diário Económico noticia que "O antigo comissário europeu do Comércio confirmou a sua reputação de trabalhador dedicado ao chegar ontem à sede da Organização Mundial do Comércio, em Genebra, sendo que o seu mandato de quatro anos só tem início marcado para a próxima quinta-feira, dia 1 de Setembro.
'O novo director-geral assumiu ontem o novo cargo, com o objectivo de se inteirar relativamente às suas novas funções', adiantou um porta-voz, acrescentando que 'é possível que seja organizada uma conferência de imprensa com o novo director-geral da OMC'.
Pascal Lamy, de nacionalidade francesa e com 58 anos, vai substituir o tailandês Supachai Panitchpakdi, sendo que ambos já se tinham encontrado no passado mês de Julho para a passagem de poderes. O novo director-geral foi eleito no passado mês de Maio por 148 países-membros da OMC, num processo de selecção que o opôs contra três candidatos de países em desenvolvimento (Brasil, Ilhas Maurícias e Uruguai).
Pascal Lamy tem agora 100 dias para preparar a Conferência ministerial da OMC que irá decorrer em Hong Kong entre 13 e 18 de Dezembro, que encerrará o ciclo de negociações comerciais iniciadas no Qatar em 2001." (As hiperligações foram acrescentadas)
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu