"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

sâmbătă, septembrie 03, 2005

Novidades Bibliográficas da Semana, em Portugal

Passado o mês de Agosto e com o termo à vista dos períodos de Férias escolares e juriciais, as editoras começam a retomar a publicação de obras susceptíveis de serem assinaladas.
Assim e antes de mais, é de salientar a saída do Volume I do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas, da Autoria de Luís A. Carvalho Fernandes e de João Labareda, respectivamente Professor e docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, pela Quid Juris, de Lisboa, a qual o apresenta da seguinte maneira: "Finalmente a obra que era aguardada, há mais de um ano. Vai permitir entender e sugerir soluções. Os prestigiados autores dão prioridade à identificação e resolução de problemas de interpretação e da aplicação do complexo e extenso Código. Sem apoio na escassa doutrina publicada nem na jurisprudência ainda inexistente. Anotado profundamente, o volume I ocupa-se dos primeiros 184 artigos. Proximamente a publicação do volume II."
Já no âmbito do Direito Privado Comum, mas com inequívocas implicações para disciplina das actividades mercantis, a Almedina, de Coimbra, publicou a Dissertação de Doutoramento de Maria de Assunção Oliveira Cristas, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Directora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, intitulada Transmissão Contratual do Direito de Crédito - Do Carácter Real do Direito de Crédito e defendida na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa em Janeiro deste Ano; bem como a 3.ª Edição da Obra de Carlos Ferreira de Almeida, também Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Contratos I - Conceitos ~ Fontes ~ Formação, de cujo Prefácio é transcrito o seguinte excerto: "A presente edição difere da anterior, antes de mais, pela inclusão de dois novos temas: a distinção entre contrato e outros acordos sem eficácia jurídica (n.° 3-11); a forma do contrato (§ 5.°), incluída numa concepção ampla deformação do contrato. Compreende, além disso, a actualização das fontes pertinentes (lei, doutrina e jurisprudência) e contém esclarecimentos e aditamentos pontuais (por exemplo, no n.° 64-IV, sobre danos indemnizáveis na responsabilidade pré-contratual), bem como a correcção de gralhas e de outras imperfeições. Entretanto o 2° volume espera por uma oportunidade entre outras tarefas mais imediatas.".

Niciun comentariu: