"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, septembrie 05, 2005

"Branqueamento de capitais: CMVM ultima adequação do sistema português"

De acordo com um artigo da jornalista Maria João Gago, publicado no Diário Económico, "A adequação do sistema nacional de combate ao branqueamento de capitais aguarda apenas que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprove a versão final das alterações ao regulamento sobre intermediação financeira, bem como o projecto de instrução sobre a informação a prestar sobre as transacções intra-diárias.
Ao que o DE apurou, estas mudanças, que visam reforçar a capacidade de combater o branqueamento de capitais feito através de operações sobre valores mobiliários, estão já a ser discutidas com a indústria e deverão entrar em vigor dentro de algumas semanas.
O Banco de Portugal (BdP) e o Instituto de Seguros de Portugal (ISP) já publicaram a regulamentação necessária para tornar eficaz a Lei 11/2004, que transpõe para o Direito português a segunda directiva sobre branqueamento de capitais, no que diz respeito às operações bancárias e da área seguradora." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.

Niciun comentariu: