"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, septembrie 01, 2005

Agora, AdC pressiona médicos: "Ordem já revogou tabela de preços"

Em um artigo da jornalista Ivete Carneiro, o Jornal de Notícias dá conta que "A Ordem dos Médicos (OM) decidiu não esperar que a Autoridade da Concorrência (AdC) lhe aplique uma coima por fixar preços mínimos e máximos para os actos médicos e resolveu emitir um comunicado esclarecendo que essa prática foi posta de parte.
Confrontada por perguntas de vários sectores após a aplicação de multas às ordens dos Médicos Dentistas (OMD) e dos Veterinários, a OM defende-se lembrando que 'o estabelecimento de preços mínimos pelas ordens profissionais foi constante quer em Portugal, quer nos restantes países europeus'. O mecanismo 'só recentemente' foi questionado 'numa perspectiva neoliberal defendida por alguns economistas" por poder afectar a concorrência.
A regra tinha nos regulamentos e códigos da OM a designação de 'Código de Nomenclatura e Valor Relativo de Actos Médicos' e foi revogada em Conselho Executivo no passado dia 19 de Julho, após abordagem pela AdC.
Não obstante esta medida ser recente - defende-se a OM -, a aplicação do documento era virtual a tabela de honorários não foi alterada desde 1992 e 'nunca' foi sancionado 'qualquer médico por violação do valor mínimo'. Aliás, aponta o facto de 'milhares de médicos subscreverem convenções com o Estado e entidades privadas abaixo do preço mínimo preconizado'. Recorde-se que o mesmo argumento fora avançado pela OMD, obrigada a pagar uma coima de 160 mil euros.". (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: