"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, mai 01, 2006

O fenómeno 'low cost'

O fenómeno das companhias de avião de baixo custo (low cost) veio para ficar, ao que tudo indica.
Encontram-se hoje a operar em Portugal mais de 25 companhias que se podem qualificar como tal, voando a partir de Faro, Porto, Funchal e Lisboa.
E este moda do 'low cost' já se está a implantar noutras áreas de actividade económica, como é o caso das comunicações. De facto há cada vez mais operadoras de tefefone via internet (cujo paradigma é o Skype, que conta já com 100 milhões de utilizadores em todo o mundo) permitindo não só comunicações entre computadores mas também para a rede fixa.
No caso dos telemóveis não deixa de ser curioso que as 3 operadoras em Portugal possuam redes 'low cost' que, debaixo de marcas diferentes, oferecem o mesmo serviço da operadora oficial, mas a preços significativamente mais baixos: vodafone directo, rede4 e uzo.
É assim que, apesar de alguns precalços, a concorrência aumenta, em benefício do consumidor.

Niciun comentariu: