"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, mai 08, 2006

"Cheques: Maiores bancos querem adoptar prazos de validade até Julho"

De acordo com o Diário Económico, "Os cinco maiores bancos portugueses pretendem cumprir até Julho a recomendação do Banco de Portugal de passarem a emitir cheques com prazo de validade, disseram hoje fontes das instituições de crédito.
A questão da aposição de uma data-limite de validade nos cheques é de 'natureza facultativa', segundo a última circular do Banco de Portugal emitida sobre esta medida que recomenda aos bancos observarem regras que estejam de acordo com boas práticas.
Fontes oficiais da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e dos bancos Espírito Santo (BES) e BPI afirmaram que estão a estudar o assunto e pretendem cumprir a recomendação feita pelo Banco de Portugal.
O Banco Comercial Português (BCP) é o único que avança com uma data precisa - 3 de Julho - para começar a emitir cheques com prazo de validade.
O Santander Totta refere, apenas, que está a estudar a questão."

Niciun comentariu: