De acordo com um artigo da jornalista Céu Neves, publicado no Diário de Notícias de hoje, "O Instituto do Consumidor (IC) acaba de aplicar a coima mais elevada do Código de Publicidade existente em Portugal: 45 mil euros. A empresa objecto de processos de contra-ordenação é a Arcashop - a mesma da Arcádia, Novamundo, BS Belsana e Vitalconfort -, com sede em Valência, Espanha. Vende produtos por correspondência, como cremes e artigos domésticos, tendo sempre como isco um prémio em dinheiro. Mas o cheque nunca chega e os artigos são de fraca qualidade, queixam-se os clientes.
A forma de actuação consiste em fazer um cerco ao potencial cliente, enviando cartas sucessivas que o fazem acreditar que só não receberá 7000/8000 euros, um televisor ou um computador se não quiser. 'Apenas' é preciso fazer uma encomenda e quanto maior é a factura a pagar mais probabilidades tem de ganhar. O cliente é 'amigo', 'preferido', 'ganhador', um 'eleito'. A empresa apresenta-se como 'credível', com 'experiência' e de 'sucesso'. Os prémios anunciados são 'excepcionais' e 'garantidos'. Mas acabam por representar práticas comerciais ilegais e, em alguns casos, crimes de burla." (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto está acessível na íntegra.
A forma de actuação consiste em fazer um cerco ao potencial cliente, enviando cartas sucessivas que o fazem acreditar que só não receberá 7000/8000 euros, um televisor ou um computador se não quiser. 'Apenas' é preciso fazer uma encomenda e quanto maior é a factura a pagar mais probabilidades tem de ganhar. O cliente é 'amigo', 'preferido', 'ganhador', um 'eleito'. A empresa apresenta-se como 'credível', com 'experiência' e de 'sucesso'. Os prémios anunciados são 'excepcionais' e 'garantidos'. Mas acabam por representar práticas comerciais ilegais e, em alguns casos, crimes de burla." (A hiperligação foi acrescentada)
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