"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, iulie 20, 2006

"SIBS lança plano para cortar uso de cheques para metade" em Portugal

Como dá conta um artigo da jornalista Maria João Gago, publicado no Diário de Notícias de hoje, "A Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) tem em marcha um plano de acção, o ProDiGi, que pretende reduzir a utilização de cheques para metade em três anos. Este programa, que visa a generalização dos meios de pagamento electrónicos, pretende também diminuir a utilização de notas e moedas (numerário) em 20% até 2009.
Actualmente, os pagamentos feitos com cheques representam, anualmente, 250% do produto interno bruto (PIB). Em média, cada português usa 20 cheques por ano. O objectivo é reduzir este número para dez e cortar o peso dos cheques no PIB para cerca de 120% em três anos, revelou Vítor Bento, presidente da SIBS. Mesmo que esta meta seja alcançada, Portugal ainda ficará 'longe das melhores práticas internacionais', uma vez que na Suécia e na Holanda, por exemplo, os cheques já foram eliminados." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.

Niciun comentariu: