"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, august 11, 2005

Para a CGTP: "Directiva sobre gestão dos planos de pensões deve ir a discussão pública"

O Diário Económico de hoje noticia que "A CGTP defendeu hoje que a proposta do Governo com vista a transposição da directiva comunitária que prevê a liberalização da política de investimentos das sociedades gestoras de fundos de pensões deve ser objecto de discussão pública. A CGTP sustenta que há milhares de trabalhadores abrangidos por planos complementares de pensões profissionais que precisam conhecer a legislação que está a ser preparada pelo Governo, pelo que solicitou ao executivo todas as informações sobre a matéria.
A directiva, cuja transposição tem que ser efectuada até 23 de Setembro, prevê a liberalização no que respeita à política de investimentos, à qual a legislação portuguesa impõe limitações. De acordo com a CGTP, a directiva refere a proibição do estabelecimento de quaisquer regras que afectem a livre circulação de capitais, incluindo as limitações ao investimento em acções, mercados de capital de risco e moedas distintas daquelas em que são expressas as responsabilidades. A directiva estabelece ainda um conjunto de regras destinadas a permitir a gestão transfronteiriça de planos de pensões profissionais.
Em comunicado, a CGTP entende que os 'beneficiários estão muito pouco protegidos dado que a informação sobre os seus direitos dependem quase sempre, da solicitação do interessado'. Sendo assim fundamental, segundo a central sindical, que as instituições que vão fazer a supervisão se preparem convenientemente, dado que cada Estado membro passa a dispor de plenos poderes de supervisão e controlo sobre a actividade de todas as instituições gestoras de planos de pensões profissionais instalados no território.A CGTP realça que é urgente conhecer a proposta de transposição do Governo e que deve haver transparência no processo e, por isso, deve haver discussão pública." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: