"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

duminică, august 07, 2005

"Manual de Direito Empresarial"

Fiz uma coisa verdadeiramente ousada e diferente. Agora, está publicada. Chama-se Manual de Direito Empresarial, tem 460 páginas e foi publicado pela Editora Atlas.

De forma subversiva, estruturei um livro diferente, cuja grande meta foi facilitar a compreensão do Direito Empresarial: teoria geral, capacidade, registro, escrituração, sociedades, desconsideração da personalidade jurídica, nome empresarial, estabelecimento empresarial, shopping centers, franquias, propriedade intelectual, títulos de crédito, falência e recuperação de empresas.
Não é uma obra exaustivamente teórica como a coleção "Direito Empresarial Brasileiro" (Editora Atlas), em seus cinco volumes. É uma grande revista com toda a matéria do Direito Comercial, oferecendo a professores e alunos um instrumento pedagógico otimizado, voltado para a facilitação do processo de ensino/aprendizagem. Justamente por isso, faz o casamento entre os conceitos teóricos e a prática: a cada ponto da matéria segue-se um caso verdadeiro, o que não só desperta o interesse do leitor, como também facilita a memorização dos conceitos.
Obviamente, não é uma obra profissional: é um manual. Servirá para alunos que não queiram uma abordagem excessivamente profunda da matéria, bem como para aqueles que buscam uma primeira leitura, além de respostas imediatas, de média complexidade. Não falta, porém, qualquer ponto da disciplina, razão pela qual é uma ótima primeira leitura para quem se prepara para concursos, além de uma noção geral para quem não milita na área e quer compreender qualquer dos seus conceitos.
Essencialmente, um livro para mostrar o quão fascinante, fácil e agradável é o Direito Empresarial, a disciplina que rege todos os bilhões da economia brasileira.

PS:
Livraria Saraiva /Submarino / Siciliano (com desconto)

Niciun comentariu: