"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

marți, iunie 07, 2005

Rito Sumaríssimo para Consumidor (Brasil)

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados do Brasil aprovou na última quarta-feira (1º de junho) substitutivo ao Projeto de Lei 1359/91, que caracteriza como rito sumário a ação judicial em defesa do consumidor, cujo prazo máximo de tramitação passaria a ser de 90 dias.
O projeto, de autoria do ex-deputado Francisco Silva, altera o Código de Processo Civil para garantir procedimento sumário às causas judiciais de defesa dos interesses e direitos individuais protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. O substitutivo aprovado, do deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO), incluiu no texto os direitos coletivos e difusos (referentes a pessoas indeterminadas ligadas ao caso por circunstância de fato).
Tramitação - O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Agência Câmara)

Niciun comentariu: