Na sequência da Maioria Absoluta alcançada pelo Partido Socialista nas Eleições para a Assembleia da República do passado dia 20 de Fevereiro, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, empossou no último Sábado os Ministros XVII Governo da II República, tendo por Primeiro-Ministro José Sócrates de Sousa, Engenheiro Civil. Na tarde de hoje ocorrerá o mesmo com os Secretários de Estado.
Centrando-nos nos domínios mais relevantes para o Santerna, resulta que:
O novo Ministro da Economia é Manuel Pinho, Doutorado em Economia pela Universidade de Paris X (Nanterre), Administrador do Banco Espírito Santo e ex-Director-Geral do Tesouro. Neste Ministério, António Castro Guerra será Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Fernando Serrasqueiro ficará com o Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, cabendo o Turismo a Bernardo Trindade.
Enquanto o Ministério da Justiça foi assumido por Alberto Costa, Advogado e ex-Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na área do Direito Económico, Deputado e ex-Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus, Membro da Convenção sobre o Futuro da Europa encarregue de elaborar o Projecto de Constituição Europeia e ex-Ministro da Administração Interna no XIII Governo Constitucional, sendo Primeiro-Ministro António Guterres, actual Presidente da Internacional Socialista. Como Secretários de Estado estarão José Conde Rodrigues e João Tiago Silveira (ambos Mestres em Direito, sendo o segundo Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, funções já desempenhadas pelo primeiro).
Agora, cabe aguardar pelo Programa e, sobretudo, pela prática no novo Governo.
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu