"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

vineri, mai 25, 2007

"Multibanco: Banco de Portugal quer nome dos clientes à vista"

Segundo a Agência Financeira, "O Banco de Portugal recomenda aos bancos que, durante uma transferência de dinheiro por Multibanco, o utilizador que está a efectuar a operação, possa ver o nome e Número de Identificação Bancária (NIB) do cliente que detém a conta para onde o dinheiro será transferido, antes de confirmar a operação.
Com esta facilidade, a operação torna-se também mais segura e mais rápida, considera o regulador do sector bancário em Portugal. É que, ao ver o nome do beneficiário da transferência, a pessoa que efectua a transferência reduz o tempo de confirmação da operação e «diminui o risco de exposição e previne-se a fraude na indicação de NIB por pessoa diferente do beneficiário que alegue fazê-lo em nome deste mas para benefício próprio», diz o Banco de Portugal.
A disponibilização do nome do beneficiário apenas acontece depois de ser inserido o NIB (número composto por 21 algarismos ordenados, através dos quais é possível identificar o banco e a conta de depósitos, validados por dois números de controlo).
«Actualmente, é possível efectuar transferências bancárias em terminais automáticos apenas com a indicação do NIB e do montante a transferir, embora seja frequente a visualização do nome do titular associado ao NIB», diz o aviso do Banco de Portugal.
A recomendação do regulador abrange também as transferências bancárias realizadas entre contas da mesma instituição, nos terminais automáticos das suas redes internas, com recurso ao número de conta de depósito." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: