"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

sâmbătă, aprilie 16, 2005

Novidades Bibliográficas da Semana, em Portugal

Na semana que finda e no nosso âmbito disciplinar, é sobretudo de assinalar a edição de duas Obras pela Quid Juris, de Lisboa.
Designdamente, de um amplo e circunstanciado manual de Direito Bancário da autoria de António Pedro Ferreira, jurista do Banco de Portugal e docente da Universidade Autónoma de Lisboa, naquele e ao longo de 768 páginas são expostos os regimes institucionais e as disciplinas aplicáveis às operações bancárias em Portugal.
Por sua vez, José Alberto González, docente da Universidade Internacional de Lisboa, e Rui Januário, Notário, assinam um Código do Registo Comercial Anotado, uma interessante compilação dos diplomas vigentes na matéria.
Entretanto, a Almedina, de Coimbra, publica a 3.º Edição de Letras e Livranças - Lei Uniforme sobre Letras e Livranças - Anotada, por José António de França Pitão, Advogado, o qual a prefacia com as seguintes palavras: "Rapidamente mostrou-se esgotada a 2.ª edição desta obra, o que demonstra o interesse dos juristas e técnicos do direito na sua consulta e utilização na vida prática, para a qual foi elaborada. Por isso, atendendo às solicitações que nos foram efectuadas, elaboramos esta nova edição, revista e actualizada, tratando apenas de introduzir nova jurisprudência que poderá ser útil, até porque o texto legal não foi alterado. Não queremos deixar de agradecer a colaboração que nos foi prestada pelo Dr. Diogo Freitas e pelos nossos funcionários e amigos Márcio Nóbrega e Paulo Nóbrega, a quem dedicamos também o empenho nesta nova edição".

Niciun comentariu: