A Justiça estadual do Rio de Janeiro concedeu na tarde de quarta-feira liminar em favor dos fundos de pensão nacionais cancelando os efeitos de um acordo de acionistas que dava ao Opportunity poder de votar em nome deles. O Opportunity já havia renunciado a poder semelhante em favor do Citigroup.
Com essa liminar, os fundos e o Citi poderão destituír, de fato, o banco da gestão da Brasil Telecom e de outras duas teles.
A tutela antecipada foi dada pela juíza Marcia Cunha de Carvalho, da 2a Vara Empresarial do Rio, segundo a assessoria de imprensa da Justiça. Os argumentos apresentados pela juíza não estavam imediatamente disponíveis para divulgação.
Uma fonte ligada aos fundos de pensão nacionais, cotistas do fundo de investimentos FIA, disse que a decisão restabelece a eles o direito de voto nas assembléis gerais extraordinárias dos dias 18 e 19 nas empresas Zain e Futuretel, que fazem parte da complexa cadeia societária da Brasil Telecom.
"Mantidas essas condições, devemos assumir as empresas", afirmou a fonte à Reuters. Tanto os fundos nacionais quanto o Citigroup destituíram o Opportunity como gestor dos seus investimentos à frente de operadoras de telecomunicações, mas ainda não conseguiram assumir de fato o controle das empresas. (Fonte: Reuters)
Niciun comentariu:
Trimiteți un comentariu