"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

miercuri, septembrie 17, 2008

Publicação (Pt)

Esta semana merece referência a publicação pela Coimbra Editora da 23ª Edição da Legislação Comercial, da responsabilidade de Aurora Neto.
A elaboração de uma colectânea de legislação com a amplitude e a diversidade desta constitui não só um trabalho crescentemente difícil no que concerne à manutenção da imprescindível fidedignidade dos textos, como está sujeito a erosões quase diremos diárias, decorrentes da instabilidade do sistema legislativo, caracterizado por avanços e recuos constantes, muitos deles fruto da imaturidade ou impreparação técnica de quem os concebe e lhes dá forma.
Daí o envelhecimento prematuro de obras deste tipo, cuja vida é, no mínimo, efémera, não obstante corresponderem a uma real necessidade tanto na área do ensino como na da prática dos profissionais do Direito.

Resta-nos alertar para o facto de a legislação incluída na presente edição se encontrar actualizada até ao dia 25 de Julho de 2008, inclusive.

Niciun comentariu: