"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

sâmbătă, decembrie 31, 2005

"Interbolsa: Corretores querem concorrência"

A edição de hoje do Diário de Notícias dá conta que "A Associação Portuguesa de Corretores (APC) defende uma maior concorrência nas actividades de custódia e compensação bolsistas em Portugal, com vista à redução dos preços cobrados aos intermediários financeiros.
Este serviço é prestado pela Interbolsa, pertencente à Euronext, que alterou o seu preçário, passando os intermediários e as empresas a pagarem uma permilagem sobre os títulos sob custódia e não uma comissão sobre eventos (juros, dividendos, aumentos de capital, entre outros).
Segundo o presidente da APC, Francisco Garcia dos Santos, citado pela Lusa, a nova estrutura deverá baixar os custos para os intermediários financeiros maiores, com mais títulos depositados, e aumentá-los para os intermediários de menor dimensão. Acredita, porém, que os investidores não sentirão qualquer diferença e defende que 'a redução de preços deveria ter sido mais acentuada', salientando que o caminho para um mercado mais eficiente 'passa necessariamente pela concorrência'. A APC vai acompanhar a evolução do novo preçário e propor 'medidas legislativas que possibilitem um aumento da concorrência', acrescentou." (As hiperligações foram acrescentadas)

Niciun comentariu: