"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

luni, decembrie 19, 2005

"Bruxelas leva Portugal a tribunal devido a ligações marítimas"

O Diário Económico dá conta que "A Comissão Europeia intentou uma acção contra Portugal no tribunal europeu de Justiça, por incumprimento da legislação comunitária que exige a livre circulação dos serviços de transportes marítimos nas navegações entre portos nacionais.
Em comunicado divulgado hoje, em Bruxelas, o executivo comunitário acusa Portugal de não cumprir aquela directiva comunitária ao reservar as ligações marítimas internas com as ilhas (Açores e Madeira) a empresas que cumpram os requisitos impostos pelas autoridades públicas.
'A legislação portuguesa submete o conjunto das ligações marítimas (cabotagem) com as ilhas ao regime de serviço público, reservando essas ligações a operadores que satisfaçam as obrigações previstas pelas decisões das autoridades públicas ou pelos contratos de serviço público celebrados com as mesmas', acusa Bruxelas.
A directiva (lei europeia) [Regulamento (CEE) nº 3577/92, do Conselho, de 7 de Dezembro de 1992...] de livre prestação de serviços em cabotagem marítima, que data de 1992, exige que cada Estado-membro permita aos operadores interessados intervir livremente no mercado de transportes de curta distância." (As hiperligações e a correcção foram acrescentadas)

Niciun comentariu: