"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

duminică, iulie 24, 2005

Consultoria e banco auxiliarão na recuperação da Varig (Brasil)

O processo de recuperação judicial da Varig, que tem prazo de entrega previsto para o próximo dia 17, terá sua estruturação auxiliada pela consultoria alemã Lufthansa Consulting (LCG) e pelo banco suiço UBS. O contrato com a LCG foi assinado no último dia 13, no Rio de Janeiro, e anunciado oficialmente hoje. Desde então, uma equipe de especialistas da consultoria já está trabalhando em conjunto com a Varig. O UBS ainda não manifestou oficialmente a contratação.
Uma das principais missões do plano de recuperação é a rediscussão da dívida da Varig com os credores. Com base no Capítulo 11 do Código de Falências dos Estados Unidos, que trata da reestruturação de dívidas de empresas aéreas, a companhia solicitou proteção perante os credores ao Tribunal de Falências. Se o tribunal aceitar a solicitação, a empresa terá um prazo adicional de 120 dias para implementar a reestruturação. O projeto acordado com a Lufthansa Consulting prevê o apoio à Varig neste procedimento, utilizado pela primeira vez no Brasil. As maiores dívidas da companhia são com o fundo de pensão Aerus, estatais como Banco do Brasil, BR Distribuidora e Infraero, e empresas internacionais de leasing, como ILFC. O presidente da Varig, Omar Carneiro Cunha, disse que a LCG preenche todos os critérios necessários para a realização do projeto de recuperação judicial. (Fonte: InvesNews)

Niciun comentariu: