"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, iulie 28, 2005

Após 64 anos, poupança pode deixar aposentado milionário (Brasil)

Após dois anos de poupança - entre 1939 e 1941 -, o aposentado Hermann David acumulou 140 mil réis, depositados na Caixa Econômica Federal. A conta, uma espécie de caderneta de poupança, à época era chamada de depósito popular. Passados 64 anos, o juiz Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, da 26ª Vara Federal do Rio, condenou o banco a devolver o dinheiro ao aposentado com "juros compensatórios e remuneratórios". De acordo com a decisão da Justiça, o direito de resgatar uma poupança não prescreve nunca. Em valores de hoje, o depósito pode chegar a R$ 1 milhão.
De acordo com matéria veiculada no jornal O Dia desta quinta-feira, o aposentado procurou o banco há dois anos para saber do depósito, mas foi informado que, de acordo com cálculos da instituição bancária, o valor atual somava apenas R$ 9,40. A "fortuna" do aposentado teria sido consumida por sucessivos planos econômicos, pela inflação, e pelas taxas de manutenção incidentes sobre o dinheiro depositado. Ainda cabe recurso à Caixa sobre a decisão. (Fonte: Invertia)

Niciun comentariu: