"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

joi, noiembrie 03, 2005

"I.ª Conferência de Lisboa sobre Direito e Economia da Concorrência"

Promovida pela Autoridade da Concorrência, realiza-se hoje e amanhã a I.ª Conferência de Lisboa sobre Direito e Economia da Concorrência, que terá lugar no Centro Cultural de Belém.

Como refere a correspondente divulgação, "Esta conferência reunirá especialistas de renome internacional no Direito e na Economia, europeus e norte-americanos, de diferentes formações: magistrados, académicos, advogadas e representantes das Autoridades Nacionais de Concorrência e da Comissão Europeia. A cerimónia de abertura contará com a participação da Comissária Europeia responsável pela Concorrência, Dra. Neelie Kroes.
Os temas a abordar serão os seguintes: (i) a aplicação da legislação de concorrência e as regras processuais, depois do 'pacote da modernização'; (ii) concorrência, custos regulatórios, imperfeições do mercado e a competitividade da União Europeia; (iii) Concorrência e custos de contexto: o caso de Portugal; (iv) o novo Regulamento europeu sobre Concentrações e o controlo judicial; (v) a modernização do artigo 82.º do Tratado que institui a Comunidade Europeia (Tratado CE) e o abuso de posição dominante; (vi) concorrência e regulação."

Para mais informações sobre esta Conferência, pode ser consultado o respectivo Programa.

Niciun comentariu: