"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

marți, ianuarie 03, 2006

Em Portugal, "Empresas criadas na hora em 2005 representam 17% do total"

De acordo com um artigo do jornalista Luís Reis Ribeiro, ainda constante do Diário Económico de hoje, "O programa 'Empresa na hora', uma das medidas-bandeira do Plano Tecnológico, permitiu a criação de 1825 sociedades até ao final de 2005, cerca de 17% do total de empresas constituídas em Portugal, afirmou ao DE o secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira. No total, o investimento gerado ultrapassa os 15,2 milhões de euros, segundo os números oficiais. O investimento nacional em 2005 deve rondar os 30 mil milhões de euros, com base em números da Comissão Europeia.
A iniciativa 'Empresa na hora', que arrancou em meados de Julho com uma rede de seis postos de atendimento e que deverá atingir as três dezenas de balcões até Fevereiro deste ano, tem merecido uma grande adesão dos empreendedores. De acordo com os dados do Ministério da Justiça, no segundo semestre de 2005 foram constituídas, em média, cerca de 15 empresas por dia, sendo que cada processo demorou pouco mais de 1h10, o que coloca Portugal no topo do 'ranking' de celeridade nos processos de constituição. A 27 de Dezembro, por exemplo, os serviços registaram um pico de 50 sociedades constituídas num só dia, refere João Tiago Silveira." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está disponível na íntegra.

Niciun comentariu: