"& alias vidi tractatum de fideiussoribus seu assecurationibus, Petro Santerna, Lusitano, Iureconsulto clarissimo autore", Benvenuto Stracca in "De mercatura decisiones, et tractatus varii, et de rebus ad eam pertinentibus in quibus omnium Authorum", 1556. /// Blogue dedicado ao 'Grande Direito Comercial', i.e., ao Direito dos Mercados e das Empresas // Bitácora dedicada al 'Gran Derecho Comercial/Mercantil', i.e., al Derecho de los Mercados y de las Empresas.

vineri, septembrie 30, 2005

"Concorrência: as novas regras em matéria de distribuição de veículos automóveis conferem aos concessionários uma maior liberdade de concorrência"

A Sala de Imprensa da Comissão Europeia está divulgando um Comunicado no qual é dado conta que "As denominadas 'cláusulas de localização' constantes dos contratos celebrados entre os fabricantes e os concessionários de veículos automóveis deixarão de beneficiar, a partir de 1 de Outubro de 2005, da isenção automática, por força do Regulamento 1400/2002 da Comissão Europeia de isenção por categoria para a distribuição automóvel, da proibição das práticas comerciais restritivas prevista no Tratado CE (artigo 81º).
Estas cláusulas destinavam-se a impedir que os concessionários abrissem estabelecimentos fora dos territórios geográficos definidos pelos fabricantes de veículos automóveis, incluindo noutros Estados-Membros da UE. Todavia, muitos fabricantes e concessionários suprimiram já estas cláusulas dos seus contratos. Esta alteração permite que os concessionários entrem numa concorrência mais alargada, facilitando a concorrência através dos preços e incentivando a inovação na distribuição. Esta alteração relativa às cláusulas de localização é a última etapa da reforma das regras em matéria de concorrência realizada pela Comissão no sector da distribuição de veículos automóveis, tendo a parte restante entrado em vigor em 1 de Outubro de 2002 (ver IP/02/1073). O período suplementar de três anos de que as 'cláusulas de localização' beneficiaram antes de perder a isenção por categoria tinha por objectivo dar aos fabricantes e distribuidores de veículos automóveis tempo para se adaptarem."
Este texto está acessível na íntegra nas Línguas Portuguesa e Espanhola.

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